- Nome científico: Glycine max (L.) Merr.
- Família: Leguminosae
- Nomes populares: Soja, feijão-soja, eda mame, edamame
- Uso: PANC, medicinal e alimentícia.
A soja, “a filha do grou branco”, um dos muitos nomes em que os chineses a chamavam desde a dinastia Chou, que terminou por volta de 770 aC, e possivelmente está sendo cultivada há muito mais tempo, talvez há mais de 3000 anos. Atualmente é uma planta cultivada, herbácea, anual, suas vagens e folhas são densamente pubescentes, folhas compostas trifoliadas, flores brancas ou azuis claras. Os frutos são legumes (vagens) com 2 a 4 sementes, é nativa da China e Japão.
É uma das principais plantas produtoras de grãos para a humanidade, que infelizmente hoje, quase totalmente tomada pela transgenia, mas inegavelmente a maior fonte de proteína vegetal para humanos e animais.
Seu uso como planta medicinal se concentra com o uso de sua isoflavona, a Isoflavona-de-soja como é chamada, esta é citada e indicada pelo Ministério da Saúde como auxiliar no alívio dos sintomas do climatério. Infelizmente o baixo consumo desta leguminosa pelos ocidentais não proporciona a quantidade de isoflavona em dosagem terapêutica, necessitando da utilização deste produto isolado. Para a obtenção de efeitos no consumo da soja in-natura as mulheres deveriam comer pelo menos uma porção ao dia, como fazem as orientais.
Como PANC, o que se utiliza são suas vagens imaturas, o Edamame, este é um produto não convencional de uma planta convencional. A vagem da soja (Glycine max (L.) Merr.), com seus grãos cheios, são tradicionalmente utilizados na alimentação dos orientais sendo inclusive comercializado em feiras. Os pés de soja são colhidos e as vagens, separadas. Recorte as pontas com uma tesoura. Junte as vagens e esfregue-as com sal grosso para eliminar os tricomas, lave-as e cozinhe-as por 7 a 8 minutos em água fervente com sal. Escorra e sirva quente com molho de sua preferência (geralmente borrifadas com shoyo). Ao comer, vá debulhando e comendo apenas os grãos de soja. Este é o famoso edamame.
Pode-se, também, cozinhar apenas as sementes verdes e utiliza-las como substituto da ervilha em saladas e sopas ou na confecção de hamburgers verdes.
Em seu livro Zonas Azuis, Dan Buettner, refere-se que alimentos como a soja e outras leguminosas como fava, feijão-fradinho e lentilha são a base da maioria da dieta dos centenários devendo-se ter no mínimo uma porção de 20 g por dia.
Fotos: Glycine max (L.) Merr, Soja, aspecto da planta, Edamame preparo, Acervo pessoal: José Carlos Bueno - Bueno Brandão-MG, 04/2021
Comentários
Postar um comentário