Assa-peixe


Nome Científico: Vernonanthura phosphorica (Vell.) H.Rob.

Sinonímia Científica: Vernonia polyanthes Less, Vernonia phosphorica (Vell.) H.Rob.

Nomes Populares: Assa-peixe, assapeixe, assa-peixe-do-campo.

Descrição Botânica: Arbusto grande, perene, ereto, que pode atingir até 2 metros de altura. Possui caule cilíndrico, ramificado na porção superior. Folhas simples, alternadas ao longo do caule, lanceoladas a ovais, com margens serrilhadas, cor verde-escura na parte superior e mais clara na parte inferior, com nervuras bem marcadas. Flores reunidas em capítulos terminais, dispostos em corimbos, com longos pedúnculos. As flores são pequenas, tubulares, de cor esbranquiçada.

Usada como Planta Medicinal o assa-peixe é utilizado para o tratamento de problemas respiratórios, tosse, bronquite, inflamações, febres e dores musculares. Suas folhas e inflorescências são utilizadas na preparação de chás e extratos medicinais.

Também é utilizada como PANC (Planta Alimentícia Não Convencional): Embora não seja muito comum, algumas comunidades utilizam as folhas jovens da planta como ingrediente em saladas ou refogados, além disto suas folhas também podem ser utilizadas empanadas ou à dorê. No entanto, seu uso como alimento ainda é pouco difundido.

As flores da Vernonanthura phosphorica são fonte de néctar e pólen para as abelhas, contribuindo para a produção de mel e o desenvolvimento das colônias, constituindo, também em importante pasto apícola.

 


Foto: José Carlos Bueno

Foto: José Carlos Bueno

Foto: José Carlos Bueno

Foto: José Carlos Bueno

Foto: José Carlos Bueno


Comentários