Dedaleiro

  • Nome Científico: Lafoensia pacari St. Hil., 
  • Família Lythraceae
  • Principais usos: Medicinal,

Foto: Acervo José Carlos Bueno



Dedaleiro, árvore-de-didal, didalzeiro. mangaba-brava, são alguns dos nomes populares desta árvore, nativa do Brasil e Paraguai, cujo nome científico é Lafoencia pacari pertence à família Lythraceae; é uma árvore bonita, com suas folhas coriáceas bem brilhantes, suas flores brancas atraem beija-flores, depois que as flores caem, exibem estas estruturas da foto, que são os receptáculos florais, os chamados dedais. Suas cascas são utilizadas na medicina popular para Úlcera gástrica, gastrite, ferimentos, inflamação do útero, transtornos da vesícula biliar, emagrecimento, urticária e corrimento vaginais. 

Foto: acervo de José Carlos Bueno



O Lafoensia pacari, popularmente conhecido como árvore-dedal ou dedaleiro, é uma árvore de porte médio a grande, pertencente à família Lythraceae. Suas folhas são opostas, simples e lanceoladas, com uma textura coriácea e uma tonalidade verde-escura. Sua casca é lisa e de cor cinza-claro.

O dedaleiro produz inflorescências em forma de panículas terminais, compostas por pequenas flores de coloração branca ou rosada. Sua floração ocorre principalmente na primavera e verão, adornando a árvore com delicadas e vistosas flores.

Na medicina popular, diversas partes do dedaleiro são utilizadas devido às suas propriedades medicinais. A casca é empregada no tratamento de distúrbios gastrointestinais, como diarreia e cólicas, enquanto as folhas são utilizadas em preparações tônicas e anti-inflamatórias.

Uso da Madeira:

A madeira do Lafoensia pacari é valorizada por sua resistência e durabilidade. É frequentemente utilizada na marcenaria para a fabricação de móveis finos, assoalhos e instrumentos musicais, como violões e guitarras.

Uso Ornamental:

Devido à sua bela floração e porte elegante, o dedaleiro é uma excelente opção para ornamentação de jardins e parques. Sua presença acrescenta beleza e atratividade paisagística, além de proporcionar sombra e abrigo para outras espécies vegetais e animais.




Foto: Acervo José Carlos Bueno


Foto: Bueno Brandão-MG, Bairro Xavi, Jan/2016. (Fonte: Acervo JCBueno)

Comentários

  1. ADOREI LER ... CONHEÇO ESTÁ ÁRVORE DESDE INFÂNCIA E PROCURO ENCONTRÁ-LA ... O " PÉ DE DEDAL " É MUITO BONITO

    ResponderExcluir

Postar um comentário